Pernambuco

Seleção

Edital de produção jornalística no Nordeste prorroga prazo de inscrições

A iniciativa tem foco nos impactos da energia solar na região e está aberta até o domingo 21

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O edital vai selecionar propostas jornalísticas com foco em "Como a energia solar mudou ou pode mudar a pequena produção rural no Nordeste?". - Foto: Divulgação

O Plano Nordeste Potência prorrogou as inscrições do seu edital para bolsas-reportagens que abordam o tema da energia renovável na região. O prazo foi estendido para o domingo (21/01) e a seleção deve contemplar três trabalhos jornalísticos com o valor de R$ 5 mil cada para produções com foco em "Como a energia solar mudou ou pode mudar a pequena produção rural no Nordeste?". Serão escolhidas propostas de reportagens ou séries de reportagens – online, impressa, fotográfica e/ou audiovisual – e os selecionados serão contatados por e-mail.

O objetivo da ação é promover iniciativas e soluções existentes em energia solar fotovoltaica que estimulam a economia local com justiça climática e denunciem práticas abusivas. O formulário de inscrição das bolsas-reportagens estão disponíveis no site do ClimaInfo, uma das cinco entidades que compõem o Plano Nordeste Potência.

As propostas selecionadas devem publicar o material em algum veículo de comunicação até o dia 31 de março de 2024. Na seleção, receberão pontos extras profissionais de comunidades periféricas, comunidades tradicionais, pessoas não-brancas, mulheres ou pessoas  transgênero e/ou não-binárias. O resultado da seleção será divulgado em 31 de janeiro de 2024, no site do ClimaInfo e nas redes sociais do ClimaInfo e do Plano Nordeste Potência. 

A iniciativa

O Plano Nordeste Potência resulta de uma coalizão de cinco organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima, Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Instituto ClimaInfo e Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

 

Edição: Helena Dias