Nesta quarta-feira (10) tem início a 5ª edição da Mostra Canavial de Música Instrumental, que acontece nos municípios de Nazaré da Mata e Condado, ambas na zona da mata norte do estado. Serão 13 espectáculos de coco, ciranda, forró, maracatu rural, cavalo marinho e frevo - mas tudo com acordes instrumentais. As apresentações são gratuitas e seguem até o domingo (14).
A mostra taz artistas e bandas de Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte, misturando a música popular à erudita. “As bandas filarmônicas têm uma longa tradição na região, remontam há séculos de história. Elas ajudam a preservar e promover a cultura local, mantendo vivas as tradições musicais da Zona da Mata Norte”, destaca o produtor cultural Ederlan Fábio, coordenador do evento. O festival é realizado com recursos do Funcultura, da Secretaria de Cultura de Pernambuco.
Leia: Podcast infantil conta a história dos ritmos populares da Zona da Mata pernambucana
Programação
Nesta quarta (10), em Nazaré da Mata, a sede da Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena - Capa Bode, na Praça Herculano, recebe a apresentação Movimento Sonoro - um intercâmbio entre Nino Alves, artista de Garanhuns, e a Orquestra Capa Bode, com seus 136 anos de história, patrimônio vivo de Pernambuco desde 2010 e Agreste de Pernambuco. As apresentações são às 10h e às 17h na quarta (10) e na sexta-feira (12).
Na sexta (12), em Condado, a Igreja Nossa Senhora das Dores recebe a Banda XV de Novembro, de Vicência, a partir das 20h; seguida pela Desdobrado Trio, do Recife (20h45); e pela Orquestra das Meninas de João Pessoa (21h30). Em Nazaré da Mata, na mesma noite, a Igreja Nossa Senhora da Conceição recebe a Som do Sol Duo, de Recife, a partir das 20h.
No sábado (13), além da mencionada apresentação na Banda Capa Bode, a Praça Herculano Bandeira recebe as apresentações de Marco César (21h), Nelson Brederode e a Charada Sincopada (22h) e do experiente acordeonista Beto Hortiz (23h).
No domingo (14) a Praça Herculano Bandeira recebe Lídia Fernandes Trio (16h), a Big Band Jerimum Jazz (17h), Wallace Seixas Trio (18h) e a Orquestra de Frevo Zezé Correia (19h).
Edição: Vinícius Sobreira