Pernambuco

SAÚDE

Moradores da Imbiribeira protestam por reabertura de unidade de saúde fechada há 9 meses pela prefeitura

Prefeitura fechou a unidade em agosto de 2023 e pediu para a própria comunidade procurar um novo imóvel para a USF

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Unidade de Saúde da Família Coqueiral, que atendia parte da população da Imbiribeira, foi fechada em agosto de 2023 por falta de pagamento do aluguel do imóvel; - Google Maps

Nesta segunda-feira (27) um grupo de mulheres e idosos protestaram pela reabertura da Unidade de Saúde da Família (USF) Coqueiral, localizada no bairro da Imbiribeira. O posto de saúde foi fechado há 9 meses, em agosto de 2023, devido à falta de pagamento do aluguel do imóvel por parte da Prefeitura do Recife.

Para substituir a unidade, a Secretaria de Saúde colocou dois contêineres na área externa do ginásio Geraldão, a 1,5 quilômetros da antiga USF, que ficava na rua Sargento Silvino de Macedo. Mas as condições de atendimento nos contêineres não agradam. “Eles são do tamanho de um ovo. As mulheres nem conseguem fazer os exames preventivos lá, porque não tem maca para atendimento ginecológico”, reclama Cristiana Euquilino, presidente do Conselho de Moradores da Imbiribeira.

Em conversa com o Brasil de Fato Pernambuco, a líder comunitária afirma que a estrutura provisória não oferece os mesmos serviços e os funcionários também estão desconfortáveis. “Ouvi dizer que os médicos já fizeram uma denúncia e o nosso conselho de moradores também vai fazer”, avisou. “Nada disso foi conversado com a comunidade. Estamos numa situação inviável, fazendo grandes locomoções para sermos atendidos”, reclama Cristiana.

A Imbiribeira possuía apenas três unidades básicas de Saúde, restando agora apenas duas para atender 50 mil residentes do bairro. Agora restam apenas os postos de saúde Sítio Grande (a 2km de distância da USB Coqueiral) e o Romildo José (a 1,2km de distância), além da UPA Imbiribeira (a 2km), mas que atende apenas casos de urgência e emergência.

Cerca de 50 pessoas se reuniram na sede do Conselho de Moradores para debater o tema. Aos gritos de “queremos nosso posto”, os manifestantes exibiam cartazes com reivindicações. Um boneco simbolizando o prefeito João Campos (PSB) aparece em vídeo com uma narração afirmando que ele vai ganhar a eleição no 1º turno, ao que Cristiana responde colando no rosto do boneco um papel em que se lê “saúde do Recife na UTI”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Cristiana Euquilino (@euquilino)

A líder comunitária conta que em agosto de 2023, diante do fechamento da antiga USF, os chefes do Distrito Sanitário 6, responsável pelas unidades de saúde na região, recomendaram que a própria comunidade buscasse imóveis que pudessem ser alugados para o funcionamento da USF Coqueiral. “E conseguimos uns 3 ou 4 imóveis, mas a prefeitura não aprovou nenhum. Também alegaram que os proprietários não queriam alugar - mas é claro, a prefeitura não cumpre o contrato, não paga”, lembra Euquilino. O Distrito Sanitário 6 realiza reuniões bimestrais com a comunidade no edifício da Universidade Tiradentes (Unit), próximo ao Geraldão.

Ela conta que a prefeitura está construindo uma nova unidade de Saúde na Imbiribeira, localizada na Estrada do Frigorífico e pensada para atender a população de outra região do bairro. “Estão prometendo uma estrutura maior onde possam unir também os atendimentos da antiga unidade Coqueiral”, conta Cristiana. “Mas se no Geraldão está ruim, lá vai ser pior, porque a acessibilidade é pior”, opina ela. A nova unidade fica também a 1,5 km (20 minutos de caminhada) de distância da antiga USF.

O Brasil de Fato Pernambuco entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, pedindo explicações sobre o fechamento da USF Coqueiral e sobre as perspectivas de resolução desta situação. Até o momento não tivemos resposta.

Edição: Helena Dias