Pernambuco

FOLGUEDO

Quadrilha junina do Recife faz vaquinha para disputar Nordestão, no Piauí

Grupo teve menos de uma semana para organizar a viagem e aceita doações de quaisquer valores via Pix

Brasil de Fato | Recife |
A Dona Matuta já foi vice-campeã do Nordestão no ano de 2019 e espera trazer o troféu desta vez - Brenda Alcântara/TV Globo

Nascida no bairro de San Martin, na zona oeste do Recife, a Quadrilha Junina Dona Matuta será a representante de Pernambuco no 20º Festival Nordestão de Quadrilhas Juninas, que acontece em Teresina, Piauí, neste sábado (6). Mas a viagem de quase um dia inteiro tem custos elevados e o grupo está lutando para conseguir arrecadar R$50 mil em doações via Pix. Para contribuir com a Dona Matuta, quaisquer valores são aceitos e a chave Pix é [email protected].

A quadrilha vai alugar um caminhão baú para transportar os adereços e três ônibus para os integrantes, além dos custos de alimentação. O grupo sai na sexta-feira e se apresenta no sábado, às 23h. Os melhores colocados recebem premiações em dinheiro, além do troféu. A Dona Matuta já foi vice-campeã da competição no ano de 2019 e espera trazer o troféu desta vez.

Para se qualificar ao “Nordestão”, a Dona Matuta foi campeã do Festival Pernambuco Junino 2024. O grupo venceu um duelo apertado, levando vantagem de apenas um décimo (179,9 x 179,8) sobre as quadrilhas Lumiar e Raio de Sol. Este foi o 2º título da Dona Matuta. A final da competição aconteceu no último fim de semana (dias 29 e 30), no Sesc Goiana (na zona da mata norte). A campeã teve menos de uma semana para organizar a viagem para o Piauí.

A competição regional é organizada pela União Nordestina de Entidades Juninas e integra a programação do Encontro Nacional de Folguedos, promovido pela Secretaria de Cultura do Piauí, com apoio do Ministério da Cultura.

Já o Pernambuco Junino é o “campeonato estadual” das quadrilhas. Realizado em 10 datas não-consecutivas (de 15 a 30 de junho), com 4 etapas eliminatórias nas zonas da mata norte e sul (junto com o agreste), sertão e região metropolitana - esta última, realizada no Clube Português, nos dias 24, 25 e 26. A final colocou frente a frente as 12 quadrilhas qualificadas via eliminatórias e mais três campeãs de torneios da rede Sesc no interior do estado. A competição é organizada pela Federação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe).

O festival realizado pela TV Globo Nordeste, no ginásio Geraldão durante os dias 21 (quadrilhas pernambucanas) e 22 (Nordeste), é uma outra competição, por fora do organograma das federações, assim como os festivais promovidos por prefeituras em todo o estado - caso do festival realizado pela Prefeitura do Recife, no Sítio Trindade.

Fundada em 2006 por um grupo de amigos que queria brincar o São João, a Dona Matuta foi batizada em homenagem ao bar onde estes amigos estavam reunidos naquela noite, no bairro do Ipsep. Ao longo de 18 anos de atividades, a Dona Matuta foi campeã dos concursos da Globo na etapa estadual (5 vezes) e Nordeste (em 2012), além das conquistas já mencionadas na matéria.

Edição: Vinícius Sobreira