Este fim de semana será animado no cenário cultural da região metropolitana do Recife e também no interior. Na capital, o destaque vai para mais uma edição do Baile Charme, estilo de festa negra nascida nos anos 1970; além das apresentações de teatro e dança do Festival Tramas Negras. Em Olinda, destaque para uma festa com repertório homenageado Tim Maia. No interior, o Festival Pernambuco é Meu País chega a Serra Negra, em Bezerros. Confira.
Nesta sexta-feira (19), a partir das 20h, acontece mais uma edição do Baile Charme no bar Baise, no centro do Recife. A noite será animada pela DJ Camila Paz - com sua seleção de groove, soul, disco, funk e samba - e pelo DJ Sidade - que promete um mix diversificado de afrobeat, afro house e brasilidades tropicais. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos pelo Sympla. A Baise fica na Rua Afonso Pena, 233, bairro de Santo Amaro.
Também nesta sexta (19), às 20h, o bar Fogo de Occa, em Olinda, promove o “Baile do Coroné Antônio Bento”. A noite será liderada pela banda Dizmaia, com um repertório com releituras de Tim Maia. O show terá participações especiais de Clayton Barros, Isabel Lima, Luci Babi, Buguinha Dub, Alexandre Urêa e Sasquat Man. A DJ Babilônia também dará sua contribuição com a pista de dança. O Fogo de Occa fica na Rua Treze de Maio, 229, bairro Carmo, Olinda. Os ingressos custam R$20 e estão disponíveis na plataforma Sympla.
Teatro e dança
Da sexta (19) ao domingo (21) acontecem as apresentações teatrais do Festival Tramas Negras, destacando as identidades culturais das periferias. Além das rodas de conversa e oficinas (mais informações e inscrições aqui), os artistas também levam seus espetáculos aos palcos de centros culturais na capital pernambucana.
Nesta sexta (19), às 20h, o Teatro Hermilo Borba Filho recebe o espetáculo “Por cima do mar eu vim”. Na tarde dos sábado (20), o Museu da Abolição, na Madalena, recebe os espetáculos “Rasura” (às 15h30) e “Atos I e II” (às 16h). À noite, às 19h30, o espetáculo “O Mensageiro” é encenado no Museu de Artes Afro-Brasil (Muafro), no Recife Antigo.
Leia também: Festival de teatro para crianças começa neste sábado, no Recife
Festival Tramas Negras oferece vivências artísticas voltadas para crianças, adolescentes e jovens
O domingo (21) tem uma mostra de coreografias no Compaz do Ibura, a partir das 10h; a performance “Solos Ancestrais” (às 15h), no Paço do Frevo; e o sarau poético “Sou Eu Quem Conto” (às 16h30), no Centro de Capoeira São Salomão, no bairro da Várzea - esta última atividade é seguida por apresentações musicais que se estendem até a noite.
Festival no interior
Entre sexta-feira (19) e domingo (21), a cidade de Bezerros, no Agreste do estado, recebe o “Festival Pernambuco Meu País”. O polo cultural de Serra Negra, tradicional no ciclo do São João, recebe manifestações da cultura popular pernambucana, artistas locais consagrados e grandes nomes da música nacional.
Na sexta-feira, na Praça da Vila, vale conferir as apresentações de Riáh Xukuru do Ororubá (18h) e Dani Carmesim (19h20), antes de seguir para o palco principal, que tem Joyce Alane (20h20), Almério (21h50) e Duda Beat (23h40). Ao longo das tardes as ruas são tomadas por apresentações de dança, teatro, circo, maracatu, afoxé, coco, bois e outros brinquedos populares.
No sábado a Praça da Vila reebe o espetáculo Luiz Lua Gonzaga (15h), do Grupo Magiluth, a Banda Guma (19h20) e outros. O palco principal recebe Ciel Santos (18h50), Ylana com Gabi da Pele Preta (20h20), The Fevers (21h50) e Paulo Miklos (23h40).
No domingo, a Praça da Vila recebe os artistas Joanatan Richard (18h) e Una Martins (19h20), enquanto o palco principal tem Isadora Melo (17h30), Erisson Porto (19h), Oswaldo Montenegro (21h) e Jorge Vercilo (22h30).
Edição: Vinícius Sobreira