Pernambuco

LEITURA PARA A LUTA

Manual jurídico da luta pelo direito à cidade é lançado nesta quarta, na Faculdade de Direito do Recife

Livro será distribuído de graça no evento, que tem início às 19h e inscrições devem ser feitas por formulário

Brasil de Fato | Recife |
Palafitas do Pina, no Recife, sofreram incêndio em 2022 - Maria Lígia Barros/ Brasil de Fato Pernambuco

Nesta quarta-feira (21), a Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) recebe, a partir das 19h, o evento de lançamento de um manual jurídico de direito à cidade. Intitulado “Propriedade, cidade e moradia adequada: direitos, boas práticas e hermenêutica”, o livro foi pensado para estudantes e profissionais do direito que atuam com a pauta. Os autores indicam que este é um guia prático na luta pela efetivação do direito à cidade e à moradia adequada.

O livro físico de 90 páginas será distribuído gratuitamente no evento e, em breve, disponibilizado para download no site da organização da sociedade civil Cendhec. A obra é assinada pelos pesquisadores Flavianne Fernanda Bittencourt Nóbrega, Luis Emmanuel Barbosa da Cunha e Sara Macário.


O livro físico de 90 páginas será disponibilizado gratuitamente para download no site da organização da sociedade civil Cendhec / Cendhec/divulgação

O lançamento acontece no Espaço Memória da Faculdade de Direito, que fica na rua Princesa Isabel, em frente ao Parque 13 de Maio, bairro da Boa Vista, centro do Recife. A entrada é gratuita, mas é necessária a inscrição através do formulário no link. Os participantes receberão certificados de participação.

Leia também: Defesa Civil aponta 206 mil recifenses vivendo em 21 áreas de alto risco; saiba quais são

Prédios-caixão: após décadas de impasse, proprietários de imóveis condenados em Pernambuco assinam acordo

A obra revisita os direitos à propriedade, à cidade e à moradia adequada dentro dos marcos constitucionais e convencionais atuais. Dividido em três capítulos principais, o manual analisa textos normativos nacionais e internacionais e buscando promover a inovação jurídica, apontando para uma nova abordagem destinada a fortalecer a cidadania e a defesa de grupos socialmente marginalizados.

O manual é fruto da colaboração entre o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e o programa de extensão “Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos” (ASIDH), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento de lançamento conta com o apoio da Misereor - Ação Justa Global, da Fundação OAK, do Fundo Casa Socioambiental, da Fundação Selavip, além do Cendhec e do ASIDH.

Edição: Vinícius Sobreira