O semiárido brasileiro, região marcada por históricos períodos de estiagem, ainda enfrenta o problema do uso da água como moeda de troca por políticos que exploram a vulnerabilidade da população. Em ano eleitoral, essa prática se torna ainda mais evidente, especialmente nas áreas rurais e periféricas.
O tema foi debatido no Trilhas do Nordeste, programa do Brasil de Fato Pernambuco em parceria com a Rede TVT. Entrevistamos Gleiciane Nogueira, assessora de coordenação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), rede de organizações que, desde 2012, combate a compra de votos na zona rural através da campanha “Não Troque Seu Voto”, que visa sensibilizar a população sobre a importância de escolhas eleitorais conscientes. Assista abaixo.
Na entrevista, Nogueira destaca que os avanços em políticas públicas para o semiárido garantem maior independência das famílias, mas os períodos de seca deixam a população mais vulnerável. “Hoje, muitas famílias têm cisternas, o que foi um ganho enorme. Mas isso não eliminou a prática de usar a água como moeda de troca em momentos de seca”, afirma Gleiciane.
A campanha “Não Troque Seu Voto”, explica a integrante da ASA, “é uma campanha educativa, que busca alertar a população sobre essa prática ilegal”. Ela é realizada junto às famílias atendidas pelos programas da ASA, com forte mobilização das comissões municipais e organizações sociais. “Usamos a comunicação como um dos principais elementos, especialmente através do rádio, que é um meio muito forte no campo”, acrescenta.
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Além de conscientizar sobre a compra de votos, a campanha deste ano também aborda a importância da democracia e da escolha de governantes comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região. “Estamos em um momento de retomada dos programas de convivência com o semiárido, algo que só foi possível graças à escolha de líderes comprometidos com essa pauta. O voto é fundamental para definir o futuro que queremos para nossas comunidades”, reforça a assessora da ASA.
Outro ponto central da campanha deste ano é o combate à desinformação, especialmente relacionada ao uso de recursos hídricos. “Muitas vezes, distorcem informações para manipular a opinião pública, como relacionar a construção de cisternas com o favorecimento de empresas de carros-pipa. Precisamos esclarecer essas questões para que a população não seja enganada”, alerta Gleiciane Nogueira.
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A juventude também é um foco importante da campanha, especialmente aqueles que já cresceram em um semiárido com melhores condições de vida. “Muitos jovens não viveram a realidade dura de falta d'água que seus pais enfrentaram. Queremos engajá-los na campanha, para que eles também sejam agentes de transformação em suas comunidades”, pontua a entrevistada.
O Trilhas do Nordeste é um programa semanal tocado pelo Brasil de Fato Pernambuco e exibido na televisão Rede TVT, de São Paulo, todas as segundas-feiras, às 19h45. Mas também pode ser assistido no canal do BdF Pernambuco no Youtube, com novos programas todas as noites de segunda.
Edição: Vinícius Sobreira