Pernambuco

FOTOGRAFIA

Exposição fotográfica apresenta “Cuba pernambucana”, no Recife Antigo

São 30 fotografias de Mery Lemos que revelam ligações entre o país caribenho e a cultura pernambucana; entrada gratuita

Brasil de Fato | Recife |
Fotógrafa percebeu elementos comuns entre as culturas cubana e pernambucana - Mery Lemos/divulgação

Nesta quinta-feira (22), a partir das 18h, a Arte Plural Galeria inaugura a exposição fotográfica “Cuba Contemporânea”, da multiartista e produtora cultural pernambucana Mery Lemos. Suas imagens revelam conexões culturais entre Cuba e Pernambuco. A exposição é composta por 30 fotografias capturadas durante a passagem de Mery pelo “Festival del Caribe”, considerado um dos mais importantes do mundo. A entrada é gratuita.

As fotografias foram capturadas pelo olhar de Mery em 2018. As imagens apresentam danças, rituais de fé, cores vibrantes e uma profunda relação entre a cultura popular cubana e algumas tradições de Pernambuco - especialmente da Zona da Mata Norte. Paisagens, rituais e a simplicidade do povo cubano lhe lembraram de sua terra natal.


Exposição "Cuba Contemporânea" fica na Arte Plural Galeria até o dia 22 de setembro; em outubro desembarca em Petrolina, onde fica até 3 de novembro / Mery Lemos/divulgação

Conhecida por trabalhos no cinema, na música, literatura e artes visuais, Mery Lemos compartilha agora o seu olhar fotográfico, buscando apresentar suas vivências durante o festival, mostrando a beleza e a riqueza cultural que encontrou em Cuba. A multiartista começou a se aproximar da cultura cubana nos anos 2000 e traz, em suas fotografias, um olhar que é fruto também de anos de envolvimento e pesquisa.

Com curadoria de Priscila Urpia, a exposição é composta por 28 fotografias apresentadas em formato 60x40cm e dois grandes paineis de 120x80cm, que expressam a diversidade e a riqueza das manifestações culturais cubanas. A Arte Plural Galeria fica na Rua da Moeda, 140, no Recife Antigo.

A exposição “Cuba Contemporânea” ficará em cartaz na galeria por um mês, até o dia 22 de setembro. Após esse período, a mostra segue para o Sesc Petrolina, no centro da cidade sertaneja, onde estará aberta para visitação do dia 4 de outubro a 3 de novembro, também com entrada franca. A realização é da Anilina Produções, com apoio do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Edição: Vinícius Sobreira