Pernambuco

RECONHECIMENTO

Três pernambucanos são eleitos os melhores do Nordeste no Prêmio Congresso em Foco

Deputado Túlio Gadêlha e os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa foram eleitos os melhores do Nordeste

Brasil de Fato | Recife |
Em votação online e aberta ao público, três políticos pernambucanos foram premiados: os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), além do deputado federal Túlio Gadelha (Rede) - Roberto Stuckert, Thais Marlon e Kauê Pinto, montagem do Brasil de Fato Pernambuco

Na noite desta quinta-feira (29), em cerimônia em Brasília, foram divulgados os ganhadores do já tradicional Prêmio Congresso em Foco, promovido pelo portal de notícias de mesmo nome, especializado no Congresso Nacional. E três políticos pernambucanos foram premiados: os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), além do deputado federal Túlio Gadelha (Rede). Os três tiveram suas atuações reconhecidas pelo eleitorado em votação online e aberta ao público.

Humberto Costa (PT) foi eleito o melhor entre os 27 senadores dos estados do Nordeste brasileiro. Em segundo lugar da região ficou a também pernambucana Teresa Leitão (PT), seguida de Augusto Brito (PT do Ceará). Humberto Costa se destacou também no ranking nacional, sendo eleito o segundo melhor senador do Brasil, atrás do também petista Fabiano Contarato (PT do Espírito Santo). Teresa ficou em 5º lugar entre os 81 integrantes da Casa Alta.

Já na Casa Baixa, Túlio Gadelha (Rede) foi eleito pelo público o melhor deputado federal, seguido por Duarte Jr. (PSB do Maranhão) e Natália Bonavides (PT do Rio Grande do Norte). Um outro pernambucano, Randolfe Rodrigues (PT do Amapá), mas que vive há décadas no Norte do país, foi eleito o melhor senador da sua região. Todas essas votações foram abertas ao público, online.

Leia: Em Pernambuco, seis municípios podem ter 2º turno e alguns devem ser acirrados

Assista: ‘Nem tão de esquerda, nem tão de direita’: diretor de filme fala de desafios dos evangélicos progressistas em meio à polarização

Após receber a honraria, Humberto agradeceu aos votos da população e avaliou a premiação como um “estímulo ao trabalho da atividade parlamentar”, que, segundo ele, tem deixado de ser prioridade entre os congressistas. “Fiscalizar o Executivo, apresentar projetos e propostas estão perdendo importância para essa prática - que precisa ser mudada o mais rapidamente possível - que é de preocupar-se quase unicamente com emendas parlamentares, muitas vezes sem a transparência necessária”, afirmou.

Teresa Leitão dedicou o prêmio ao “povo de Pernambuco, a todos os que confiaram no nosso trabalho, dedico a todos os educadores e educadoras. E vamos continuar trabalhando, cada vez melhor, com mais determinação”, disse ela. Tulio Gadelha, que pelo sexto ano consecutivo venceu na categoria, se disse “feliz” e celebrou que “as pessoas estão acompanhando a política. E uma sociedade politizada é uma sociedade melhor”.

Voto do Júri - O evento também teve sete premiações nacionais com votação fechada, onde os congressistas foram avaliados por júris compostos por jornalistas, especialistas da sociedade civil e empresários de determinados setores que patrocinam o evento. As premiações foram nas categorias de Indústria, na qual o vencedor foi o senador Otto Alencar (PSD da Bahia); Clima e Sustentabilidade, cuja vencedora foi Célia Xakriabá (PSOL de Minas Gerais); e Cidades Inteligentes, na qual o ganhador foi Idilvan Alencar (PDT do Ceará).

Já os júris formados por jornalistas que cobrem o Congresso elegeram como melhores da Câmara Federal três mulheres: Tábata Amaral (PSB de São Paulo), seguida por Benedita da Silva (PT do Rio de Janeiro) e Érika Hilton (PSOL de São Paulo). Entre os senadores, os jornalistas elegeram Eliziane Gama (PSD do Maranhão), seguida de Fabiano Contarato (PT do Espírito Santo) e Randolfe Rodrigues (PT do Amapá).

Edição: Vinícius Sobreira