Se encerram na próxima segunda-feira (16) as inscrições para filmes a serem exibidos na “Semente - 2ª Mostra Itinerante de Cinema Negro”. A mostra está selecionando filmes de curta, média e longa-metragens, brasileiros, dirigidos ou codirigidos por pessoas pretas, pardas ou de origem em comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ciganas ou ribeirinhas).
Os filmes inscritos precisam ter sido finalizados entre 2021 e 2024. As inscrições podem ser feitas através de formulário online clicando neste link.
As exibições da mostra acontecem ao longo de seis dias, de 4 a 9 de novembro, em três comunidades quilombolas no Sertão do Pajeú, em Pernambuco. A mostra passa pelas comunidades de Leitão da Carapuça, em Afogados da Ingazeira; Varzinha dos Quilombolas, em Iguaracy; e na Quilombolas do Caroá, em Carnaíba.
A Mostra Itinerante de Cinema Negro nasceu em 2023, da crença de que o cinema é uma ferramenta poderosa para estimular discussões e reflexões sobre a raça negra, a sociedade brasileira e a história do país, buscando fomentar esses debates no Sertão do Pajeú.
A mostra Semente é uma realização da Pajeú Filmes, com apoio da Sagaz Produções. “Na primeira edição recebemos filmes de todo o país e tivemos uma recepção maravilhosa nas três comunidades”, recorda Bruna Tavares, da Pajeú Filmes. Nos dias de exibições de filmes, as comunidades também têm outras atividades culturais, como apresentações artísticas, trocas de experiências e atividades formativas.
A Semente recebe incentivo financeiro do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura; e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. Para mais informações, você pode acompanhar a página da mostra Semente no Instagram ou enviar um e-mail para [email protected].
Edição: Vinícius Sobreira