Diferente de outras capitais, onde os debates eleitorais têm acontecido há semanas, no Recife o primeiro cara a cara entre os candidatos acontece nesta quarta-feira (18). O encontro é promovido pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). Participam sete dos oito postulantes à prefeitura da capital. O único ausente é o prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB). O debate tem transmissão ao vivo no canal da Adufepe no Youtube (veja abaixo), das 14h às 16h.
Confirmaram participação os candidatos Gilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (PSOL), Ludmila Outtes (UP), Técio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO). O debate será mediado por Ricardo Oliveira, diretor da Adufepe e professor do departamento de Química da UFPE.
João Campos (PSB), que aparece com larga vantagem nas pesquisas de intenção de voto, alegou que não terá agendas de campanha nesta terça porque vai a Afogados da Ingazeira, no Sertão do estado, para o sepultamento do colega de partido José Patriota, deputado estadual falecido nesta terça-feira (17).
Leia: MST terá 43 candidatos sem terra disputando as câmaras de vereadores em Pernambuco
Entre as oito chapas que disputam a Prefeitura do Recife, apenas duas não têm mulheres
Além da transmissão online, quem quiser assistir ao debate presencialmente pode comparecer ao auditório da Adufepe, na sede da instituição, que fica no campus da UFPE, Cidade Universitária, Recife. Os presentes também podem elaborar perguntas - que não podem ser endereçadas a um candidato específico - que podem ser uma das sete sorteadas para os candidatos. A pergunta deve ser escrita em formulário entregue no local.
No 1º bloco os sete candidatos se apresentam. No 2º bloco os postulantes fazem perguntas entre si. No 3º bloco eles respondem a perguntas do público. E, por fim, no 4º e último bloco, uma pergunta da Adufepe deve ser respondida pelas sete candidaturas, além de fazerem suas considerações finais. As regras do debate foram acertadas com as equipes dos sete candidatos participantes. A ordem de participação e a posição dos candidatos foi definida em sorteio.
Outras cidades
Diferente de outras eleições municipais, este ano a Adufepe promoveu debates nas outras duas cidades do interior em que a UFPE está presente. “A Adufepe reafirma seu compromisso com o processo democrático. É um evento importante para que os eleitores dessas cidades conheçam as propostas e exerçam o seu direito de voto de forma fundamentada”, diz o professor Ricardo Oliveira.
Na última segunda-feira (16) aconteceram os debates em Caruaru (assista no link), com quatro dos seis candidatos - ausências de Zé Queiroz (PDT) e do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB); e também o debate em Vitória de Santo Antão (link), com apenas um dos três postulantes - ausências de Victor Queralvares (PSB) e do prefeito Paulo Roberto Arruda (MDB).
Leia também: Creches dos ‘amigos do prefeito’ viram pauta de opositores no Recife
Edição: Vinícius Sobreira