Nesta segunda-feira (23), a Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) começou a receber, em sua sede, as candidatas e candidatos a prefeito e vereador interessados em afirmar seu comprometimento com as propostas elaboradas pela central sindical. Dividida em treze eixos, a “Plataforma Eleitoral 2024” traz contribuições para futuros mandatos e gestões “em defesa da classe trabalhadora”.
Nestes primeiros dois dias, o documento foi assinado por pelo menos dezoito candidaturas, em sua maioria da região metropolitana do Recife, visto que a sede da CUT fica na capital. Até o momento da publicação desta matéria, firmaram compromisso cinco candidatos a prefeito e 13 a vereador.
Os cincos postulantes ao Executivo que se comprometeram com as propostas da CUT foram Dani Portela (PSOL) e Ludmila Outtes (UP), candidatas no Recife; Elias Gomes (PT), candidato em Jaboatão dos Guararapes; Francisco Padilha (PDT), candidato no Paulista; e o sertanejo Augusto de Oliveira, o “Augusto de Cido” (Republicanos), candidato a prefeito de Manari.
Entre os candidatos a vereador que já assinaram a carta-compromisso, quatro são do Recife: Suzineide Rodrigues (PT), Erika Suruagi (PT), Jô Cavalcanti (PSOL) e Carol Vergolino (PSOL). De Olinda, apenas a candidata Eugênia Lima (PT).
A única candidata de Jaboatão que já se comprometeu foi Kátia Botafogo (PSOL). Dois candidatos a vereador no Cabo de Santo Agostinho já se comprometeram: Diego Liberalino (PT) e o Irmão Abraão de Brito (Rede). Do Paulista, o candidato a vereador Sérgio Leite (PT); de Abreu e Lima, Arlene Januário (PSOL).
De municípios de fora da RMR assinaram Marcos Luis Félix, o “Marcos do Sindicato” (PSB), e Francisco Lourenço, o Tico do Assentamento (Republicanos), ambos de Inajá; e Roseni de Oliveira, a “Roseni do Sindicato” (MDB), de Tacaratu.
Leia também: Jovens acusam homem de agredi-los fisicamente por estarem com camisa do MST
Em Tamandaré, liderança da luta por terra é espancada, sofre tentativa de homicídio e consegue fugir
Os candidatos interessados podem ler o documento disponível na página da CUT Pernambuco no Facebook, entrar em contato e marcar uma visita à sede da CUT para o ato de assinatura presencial.
A carta de propostas é parte de uma construção nacional da CUT, mas que a central sindical estadual adequou às necessidades e demandas da classe trabalhadora pernambucana.
São 13 eixos de propostas de intervenção e políticas públicas nos campos de emprego e renda; igualdade de oportunidades e justiça social; moradia; segurança pública; transporte público; saúde e saneamento; educação e qualificação profissional; esporte e lazer; cultura; solidariedade; limpeza urbana e coleta de lixo; defesa do meio ambiente; instrumentos de democracia e participação popular; e respeito à atividade sindical.
Assista: Primeiro debate entre candidatos no Recife acontece nesta quarta, com transmissão online
Assista: Centro das Mulheres reúne candidatas no Cabo de Santo Agostinho
Edição: Vinícius Sobreira