O Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, sedia desta quarta (25) até a sexta-feira (27) a “Mostra Encontrar”, evento literário voltado para crianças de 5 a 12 anos de idade. Durante três tardes, os pequenos podem participar de sessões de contação de histórias, lançamentos de livros, oficina de escrita e um show de música infantil.
As atividades são gratuitas e não há necessidade de prévia inscrição. O Compaz Eduardo Campos fica na avenida Aníbal Benévolo, sem número, no Alto Santa Terezinha, zona norte do Recife.
Nesta quarta (25), das 14h às 16h, os cordelistas e contadores de histórias Susana Morais e Diego Gibran realizam uma oficina de literatura de cordel para crianças, ensinando técnicas de escrita deste gênero textual tipicamente nordestino, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
Leia: Creches dos ‘amigos do prefeito’ viram pauta de opositores no Recife
Na quinta (26) e sexta-feira (27), as sessões de contação de histórias são num formato de programa de rádio com auditório, com as apresentadoras Mari Bigio e Cláudia Bettini liderando a “Rádio Matraquinha”, enquanto as crianças na plateia interagem com a história. Em ambos os dias, a Rádio Matraquinha promove duas sessões de meia-hora: às 14h30 e às 15h, sempre com convidados.
Também na quinta e sexta-feira, mais cedo, às 14h, há lançamentos de livros e bate-papos com a autora Erica Montenegro (na quinta) e com a editora Pó de Estrelas (sexta). Ainda na sexta-feira, a Mostra Encontrar é encerrada com um pocket show de Mari Bigio e banda, a partir das 15h30.
Leia também: Gramsci e as Eleições de 2024 no Brasil
Governo Lula promete R$2 milhões em apoio às rádios comunitárias; saiba como concorrer
Edição: Vinícius Sobreira