Pernambuco

ANCESTRALIDADE

Bongar, Raízes de Arcoverde e Patusco animam fim de semana da Noite do Dendê, no Pina

São 24 atrações durante todo o fim de semana; programação é gratuita e tem tarde para crianças

Brasil de Fato | Recife |
São três dias de festa no Pina, zona sul do Recife; grupos artísticos e religiosos celebram a ancestralidade africana - Marcos Pastich/Prefeitura do Recife

Começa nesta sexta-feira (27) o Festival Noite do Dendê, no bairro do Pina, zona sul do Recife. A festividade celebra a cultura afro-brasileira e chega à sua 15ª edição com uma programação gratuita, que levará 24 atrações culturais ao espaço Ylê Axé Oxóssi Guangoubira (popular “Barracatu”), sede da Nação do Maracatu Porto Rico, na rua Eurico Vitrúvio, 483, Pina.

A celebração se estende até o domingo (29), exaltando a ancestralidade africana no Recife, com apresentações de grupos de maracatu, afoxé, coco de roda e shows de palco.

A abertura, nesta sexta (27), com várias nações e grupos afro para exaltar o dendê, que - mais do que um ingrediente - representa o axé, a força espiritual que conecta o passado ancestral e as divindades africanas aos seus descendentes no Recife. Se apresentam Océ do Dendê, Maracatu Alvorada Nova, Coco de Mestre Biu, Coco Samba Maria e o Trio Forró de Fugueira.

Uma das novidades deste ano é o “Dendezinho”, evento dedicado ao público infantil, na tarde do sábado, das 12h às 17h, com atrações culturais, brincadeiras e distribuição de guloseimas para as crianças. Será servido um almoço para as crianças, seguida da apresentação de Mamulengo Tomé, um jogo de capoeira com o Grupo Ayakamaé, depois Baque Mirim e Seus convidados e os grupos percussivos Procriu, Batucada Atômica, Maracatu Nação do Flau, Filhos de Olorum e Maracatu Nação Erê.

No fim da tarde do sábado (28) acontece o cortejo “Tambores Sagrados”, que reúne seis nações de maracatu e 10 grupos de cultura afro num percurso de 3 km pelas ruas do bairro. A concentração começa às 17h, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Pina, e segue até a sede do Maracatu Porto Rico, onde a festa segue até a madrugada.

Na noite do sábado se apresentam a Nação Almirante do Forte, Nação Encanto do Dendê, Nação Raízes de África, Nação Raízes de Pai Adão, Nação Porto Rico, Nação Zamberacatu, Afro Batuque, Alfaias da Praia, Alvorada Nova, Batadoni, Batuque do Sertão, Baque Raiz, Ogum Onilê, Yalú, Paranambuca, Zumbi dos Palmares, Coco dos Pretos, Bongar, Obirin, Ilê de Egbá, Coco Raízes de Arcoverde, Cambo X, Obo Nilu Batá e Coco de Herança.

No domingo (29), a partir das 17h, o palco no Barracatu recebe apresentações de vários grupos culturais, finalizando a festa com a “Noite do Samba”. Sobem ao palco o Samba Os de Batera, Samba Sou Delas, Patusco, Banda Base do Samba, Banda Base Tio Gunga, Shel do Samba, Pelezinho, Alanzinho, Tuca Maia, Marquinho Spa, Leno Galeria, Pio o a Cor, Marinho e Gabi do Carmo.

Idealizado pela Nação do Maracatu Porto Rico - que este ano celebra os 108 anos -, a Noite do Dendê é viabilizado com recursos financeiros garantidos pela Lei Federal Paulo Gustavo e executados pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura. O festival também recebe apoio da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (Amanpe).

Edição: Vinícius Sobreira