Acontece nesta terça-feira (1º) o primeiro debate eleitoral televisionado entre os candidatos a prefeito do Recife nas eleições de 2024. A TV Jornal, retransmissora do SBT em Pernambuco, coloca frente a frente o prefeito e candidato à reeleição João Campos (PSB) e outros quatro concorrentes: Gilson Machado (PL), Dani Portela (Psol), Daniel Coelho (PSD) e Técio Teles (Novo). Além deste, há apenas o debate da Rede Globo, na noite da quinta-feira.
Leia: Propostas para intervir na ‘imobilidade’ urbana do Recife
MST tem 43 candidatos sem terra disputando as câmaras de vereadores em Pernambuco; conheça-os
Com início às 18h30, o debate será transmitido simultaneamente na TV Jornal, na Rádio Jornal e nos demais canais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No Youtube, a transmissão será realizada no canal da TV Jornal Interior (assista abaixo).
O SJCC informou que o critério para convidar estes cinco dos oito candidatos que disputam a prefeitura da capital foi a legislação eleitoral que obriga as TVs e rádios a garantirem espaço para os candidatos cujos partidos tenham ao menos cinco representantes no Congresso Nacional (Senado e Câmara Federal). Dessa forma, estão contemplados os candidatos Gilson Machado (PL, 106 parlamentares), Daniel Coelho (PSD, 60 congressistas), João Campos (PSB, 18 congressistas), Dani Portela (federação PSOL-Rede, 14 deputados) e Técio Teles (Novo, 5 congressistas).
Também estão na disputa Ludmila Outtes (UP), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO).
Até o momento, houve apenas um debate que colocou os candidatos frente a frente, há duas semanas, no dia 18 de setembro. O encontro foi promovido pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) e você pode assistir aqui.
As pesquisas eleitorais na capital pernambucana indicam larga vantagem do prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), para a eleição do próximo domingo (6). Campos tem aparecido com entre 70% e 75% das intenções de voto, seguido à distância por Gilson Machado (PL), que varia entre 10% e 15%. Daniel Coelho (PSD) varia entre 3% e 8%, enquanto Dani Portela (Psol) varia entre 2% e 4%. Os demais aparecem variando entre 0% e 1%.
Leia também: Creches dos ‘amigos do prefeito’ viram pauta de opositores no Recife
No Recife, João Campos “ganha” guia eleitoral de candidato bolsonarista por uma semana
Edição: Vinícius Sobreira