Pernambuco

ELEIÇÕES 2024

Pela classe trabalhadora: conheça líderes sindicais que disputam as eleições deste ano na Região Metropolitana

O BdF entrou em contato com mais de 10 lideranças sindicais dos municípios da RMR, dos quais 6 nos responderam

Brasil de Fato | Recife |
O Brasil de Fato Pernambuco apresenta 6 perfis de líderes sindicais que estão disputando as eleições para vereadores em 2024 nos municípios da Região Metropolitana do Recife - Montagem: Brasil de Fato Pernambuco

Até o próximo domingo (6), entre os milhares de candidatos e candidatas que disputam a atenção e o voto da população em Pernambuco, estão dezenas de figuras que já se provaram nas urnas - mas nas urnas do sindicato. Seja como secretário ou diretor, seja encabeçando como presidente, as figuras abaixo já foram eleitas e reeleitas para representar seus colegas de trabalho em seus respectivos sindicatos.

Agora elas e eles se desafiam na busca do voto da população, não mais se restringindo em tratar dos problemas específicos do ambiente de trabalho, mas dos que acontecem da porta para fora da instituição. Aqui, para delimitar geograficamente, restringimos o levantamento à Região Metropolitana do Recife. Mas reforçamos que há dezenas de candidatos que são dirigentes dos sindicatos rurais de seus municípios (são cerca de 180 sindicatos rurais em Pernambuco).

O Brasil de Fato Pernambuco informa que entrou em contato com mais de 10 lideranças sindicais da Região Metropolitana, filiadas a quatro partidos diferentes. Alguns, inclusive, são vereadores com mandato, a exemplo de Osmar Ricardo (PT), Rinaldo Junior (PSB) e Luiz Eustáquio (PSB). Mas grande parte deles não atendeu à reportagem e não está na lista a seguir.

Suzi Rodrigues (PT), candidata no Recife


Suzineide Rodrigues é socióloga e trabalhadora bancária. Ela já presidiu o Sindicato dos Bancários de Pernambuco e até abril era superintendente regional do Ministério do Trabalho. / Reprodução

Suzineide Rodrigues, socióloga e trabalhadora bancária.
Ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e ex-superintendente regional do Trabalho.

Vou lutar em defesa das trabalhadoras e trabalhadores dos serviços públicos. Apoiarei as lutas por valorização dos servidores, dialogando com a gestão para garantir condições dignas de trabalho, sem vínculos precarizados. Também vou fortalecer o afroempreendedorismo, a economia solidária e a agroecologia urbana como estratégias de geração de renda e segurança alimentar - esta última, uma das minhas maiores preocupações, junto com a questão do saneamento básico. Também darei uma atenção especial aos serviços bancários do Recife, lutando para que todas as agências tenham vigilantes e portas com detector de metal, para proteger os trabalhadores e clientes das agências.

Erika Suruagy (PT), candidata no Recife


Erika Suruagy é professora universitária na Universidade Federal Rural de Pernambuco e integrante da Associação dos Docentes da UFRPE. / Reprodução

Erika Suruagy, professora universitária na UFRPE.
Integrante da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

“Darei prioridade ao problema da falta de atendimento às crianças atípicas nas creches do Recife, para cumprirmos com a lei de inclusão para pessoas com deficiência. Lutarei para que nenhuma criança esteja fora da escola. Quero mais creches públicas e vou pautar a revogação das parcerias público-privadas em todos os âmbitos e pela abertura de concursos públicos.”

Francis Herbert (PCdoB), candidato no Recife


Francis Herbert é técnico de enfermagem e presidente licenciado do sindicato estadual da sua categoria. Ele está candidato a vereador no Recife / Reprodução

Francis Herbert, técnico de enfermagem.
Presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Pernambuco

“Minha prioridade será a atenção básica de saúde. Precisamos investir na prevenção, para reduzir os gastos com a média e alta complexidade. Vou lutar por melhores condições de trabalho, garantindo respeito e dignidade para os profissionais de saúde, enfrentando os vínculos de trabalho que hoje estão precarizados. Lutarei pela implementação do piso da enfermagem na rede pública do Recife. Meu trabalho é cuidar de quem cuida.”

Henrique Metalúrgico (PT), candidato em Jaboatão dos Guararapes


Henrique Gomes trabalhador metalúrgico e presidente do Sindmetal. Ele assumiu o mandato de vereador há 4 meses, quando um grupo de vereadores teve seus mandatos cassados pelo TSE / Reprodução

Henrique Gomes, técnico em eletromecânica, trabalhador metalúrgico.
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco e vereador há 4 meses.

“No meu mandato eu quero garantir que Jaboatão tenha uma rede de atendimento às pessoas no transtorno do espectro autista (TEA), com a construção de um centro de referência que garanta a tranquilidade das mães atípicas. Neste centro, teremos profissionais de pedagogia e psicopedagogia preparadas, além de neuropediatra, fonoaudiólogo, psiquiatra, fisioterapeuta e nutricionista. Outro problema da cidade é que só 15% da população de Jaboatão trabalha aqui. Por isso quero garantir formação profissional para a juventude, com a construção de dois SENAIs.”.

Diego Liberalino (PT), candidato no Cabo de Santo Agostinho


Diego Liberalino é trabalhador da Petrobras, dirigente no Sindipetro e da FUP. Ele é candidato a vereador no Cabo de Santo Agostinho. / Reprodução

Diego Liberalino, técnico em eletromecânica, trabalhador da Petrobras.
Dirigente no Sindicato dos trabalhadores na indústria do Petróleo (Sindipetro) e na Federação Única dos Petroleiros (FUP).

“O Cabo de Santo Agostinho é uma cidade rica e com muitas empresas instaladas, mas a nossa população ainda sofre com o alto índice de desemprego. Não existe uma política que garanta e estimule a contratação de mão de obra cabense para esses grandes investimentos, como em Suape. E nem há um estímulo à políticas de primeiro emprego para os jovens do município. Vou lutar para que haja uma cota mínima de 80% de mão de obra local em Suape.”

Ivan Ruy (PT), candidato em Camaragibe


O professor Ivan Ruy é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe) e candidato a vereador em Camaragibe. / Reprodução

Ivan Ruy, professor da rede pública estadual.
Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe).

“Vou lutar por mais creches e para que as escolas municipais ofereçam uma merenda de qualidade e tenham segurança humanizada para as crianças. A educação pública precisa ser de qualidade, laica, inclusiva, plural e democrática - com eleição para gestores. Vamos combater o machismo e o racismo nas escolas e fortalecer o conselho escolar”.

“Lutarei para que tenhamos escolas abertas nos fins de semana, com atividades de esporte e cultura. Para os profissionais da educação, lutarei pelo respeito ao piso nacional - e que ele seja repercutido em toda a carreira. E para os jovens, vou priorizar a qualificação profissional e o estímulo ao primeiro emprego”.

Edição: Nicolau Soares