Pernambuco

MEIO AMBIENTE

Seminário na UFPE debate proposta europeia de redução de riscos para comunidades próximas a rios

Pesquisadores tchecos apresentam proposta de intervenção para a bacia do rio Tejipió; objetivo é reduzir riscos na RMR

Brasil de Fato | Recife |
Pesquisadores da República Tcheca apresentam proposta de intervenção para a bacia do Rio Tejipió, que corta Jaboatão e Recife - Vinícius Sobreira/Brasil de Fato Pernambuco

Acontece nesta quinta-feira (17), no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um seminário com foco na redução de riscos para populações que vivem próximas a cursos de águas de rios na Região Metropolitana do Recife. Gratuita e aberta ao público, a atividade tem início às 14h30, no auditório que fica no 3º andar do prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), na Cidade Universitária, Recife.

O encontro integra o projeto “Planos Municipais de Redução de Risco” (PMRR), fruto de parceria entre a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o departamento de Ciências Geográficas da UFPE. O projeto se propõe a contribuir na construção dos PMRRs dos municípios de Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Serão apresentadas, como modelo, uma proposta de intervenção no Rio Tejipió construída por pesquisadores associados à Universidade de Ciências da Vida de Praga, da República Tcheca. Participam da mesa três representantes do país europeu: Zuzana Boukalová, especialista em gerenciamento de bacias hidrográficas; Michal Kuráz que analisa, a partir de modelos matemáticos, a demanda de água do solo; e Pavia Havrlikova, embaixadora extraordinária da República Tcheca no Brasil.

Compõem a mesa também o professor da UFPE e coordenador do projeto PMMR, Fabrízio Listo, especialista em geomorfologia; e a também professora da instituição e vice-coordenadora do PMMR, Danielle Listo. Interessados em participar devem se inscrever através deste link.

Edição: Vinícius Sobreira