Pernambuco

ELEIÇÕES 2024

Olinda: Vinicius e Mirella se enfrentam em dois debates nesta quarta; assista aqui

Pela manhã, adversários participam do debate da Rádio Jornal; à tarde, o debate é promovido do Portal G1

Brasil de Fato | Recife |
Mirella Almeida (PSD) e Vinicius Castello (PT) participam de debates na Rádio Jornal, pela manhã, e no Portal G1, à tarde; - Montagem: Fátima Pereira/Brasil de Fato Pernambuco

Nesta quarta-feira (23), os candidatos que disputam a Prefeitura de Olinda se encaram em dois debates. Pela manhã, a partir das 10h30, Vinicius Castello (PT) e Mirella Almeida (PSD) participam de debate promovido pela Rádio Jornal 90,3 FM. Mediado pela jornalista Natália Ribeiro, o debate será transmitido ao vivo na Rádio Jornal, na JC Play e no canal do JC Play na plataforma Youtube (veja abaixo).

No turno da tarde, a dupla se enfrenta novamente, desta vez no debate promovido pelo Portal G1 Pernambuco, do Grupo Globo. Durante aproximadamente uma hora, Vinicius Castello e Mirella Almeida responderão a perguntas formuladas por terceiros e também farão questionamentos diretos um ao outro. O encontro tem início às 16h e tem transmissão o ao vivo no G1 Pernambuco (clique aqui).

Os dois postulantes já participaram de diversas sabatinas nas últimas semanas, uma delas realizada pela TV Jornal, na última semana: Vinicius Castello foi sabatinado no dia 16 e Mirella Almeida no dia 17 (assista clicando nos links).

Perfis

Vinicius Castello (PT) é um jovem de 30 anos, negro e gay, que sempre viveu na periferia de Olinda. Trabalhou como defensor de Direitos Humanos em organizações da sociedade civil e, em 2020, se candidatou pela primeira vez, sendo eleito vereador de Olinda. Em 2022, tentou a sorte para deputado estadual, recebeu 22,7 mil votos e não foi eleito. No 1º turno para prefeito, Castello conquistou 80,4 mil votos (38,75% dos votos válidos), o dobro dos números indicados nas pesquisas de intenção de voto.

Mirella Almeida (PSD) também tem 30 anos e foi secretária de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação da gestão do prefeito Lupércio Nascimento, que a escolheu como sucessora. Ela disputa uma eleição pela primeira vez. Mirella recebeu 62,3 mil votos (30%), índice similar ao que apontavam as pesquisas.

Edição: Vinícius Sobreira