Pernambuco

ELEIÇÕES 2024

Paulista: Ramos falta novamente e debate da Globo vira entrevista com Junior Matuto

Candidato do PSDB priorizou atividades de campanha e faltou pela 3ª vez; Matuto concedeu entrevista de 30 minutos

Brasil de Fato | Recife |
Junior Matuto (PSB) foi sabatinado sobre diversos temas da cidade ao longo de 30 minutos - Reprodução/G1

Na tarde desta terça-feira (22) aconteceria o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura do Paulista. Promovido pelo portal de notícias G1, do Grupo Globo, o debate transmitido exclusivamente online acabou se transformando numa sabatina com Junior Matuto (PSB), porque o candidato Ramos Santana (PSDB) não foi. Segundo noticiou a própria Globo, os assessores do tucano sequer participaram das reuniões preparatórias para o debate.

O debate, que seria de uma hora, foi convertido numa entrevista de 30 minutos da jornalista Clarissa Góes com o candidato do PSB (assista aqui). As perguntas da jornalista foram sobre segurança pública, iluminação, saúde, educação, moradia e saneamento.

Numa alfinetada ao adversário ausente, Junior Matuto disse que seu projeto político foi construído “sem lotear um palmo da prefeitura, ao contrário dos nossos adversários”, acusando Ramos de estar, supostamente, prometendo empregos na gestão municipal para muitas lideranças. “Na pegada que eles vão prometendo espaços, se ele tiver 3 prefeituras ainda não vai ter emprego para quem estão prometendo”, ironizou. Noutro momento disse que Ramos “não sai de dentro de casa” e “se acovardou”.

Na temática da saúde, o candidato do PSB prometeu que nos primeiros seis meses de gestão vai transformar a Unidade Mista de Paulista Torres Galvão, no bairro do Janga, numa unidade de parto normal e humanizado e, posteriormente, construir uma maternidade. O município do Paulista não tem sequer uma maternidade. “Vamos pegar uma cidade sucateada, unidades de saúde sem condições de trabalho, sem médicos, sem remédios”, criticou. 

O candidato e ex-prefeito lamentou que uma cidade do porte do Paulista, com 362 mil habitantes, tenha - segundo ele - “a pior saúde do Brasil, só temos uma ginecologista”. “A mãe de família falsifica endereço do Recife para conseguir atendimento com neuropediatra para sua criança atípica”, criticou. Para reduzir ou evitar as filas de madrugada para pegar “fichas” nos postos de saúde, Matuto prometeu implementar a tecnologia do Conecta Recife, desenvolvida pela Emprel. “João Campos vai nos doar essa tecnologia”, garantiu.

Matuto também prometeu concurso para a Guarda Municipal, confirmou a intenção de dar armas de fogo para os guardas, renovar a iluminação com luzes de led, a construção de um Compaz no Clube Municipal do Nobre e políticas de planejamento familiar com facilitação da vasectomia.

Matuto criticou a atual gestão, de Yves Ribeiro, alegando que - apesar de estarmos em outubro - mais da metade dos estudantes da rede municipal ainda não receberam o kit de fardamento e material escolar referentes a 2024.

Novo debate e sabatina na TV Jornal

A TV Jornal, retransmissora do SBT em Pernambuco, chamou os dois candidatos para sabatinas individuais. Nesta quarta-feira (23), Ramos teriaa 10 minutos para responder às perguntas durante o TV Jornal Meio-Dia. Mas ele também faltou. Nesta quinta-feira (24) é a vez de Junior Matuto.

Na sexta-feira (24), Ramos terá uma nova oportunidade de debater com o adversário Junior Matuto. A Rádio Jornal 90,3 FM promove e transmite ao vivo o debate a partir das 10h30 da manhã.

O candidato Ramos (PSDB) já faltou a três debates: da Rádio Folha, da TV Tribuna e agora do Portal G1.

Perfis

Junior Matuto (PSB) já foi vereador (2009-12) e prefeito do Paulista por dois mandatos (2013-2020). O fim de sua gestão ficou marcado por operações da Polícia Civil, acusando Matuto de corrupção. No ano seguinte, o Tribunal de Contas do Estado alegou que a investigação policial não trazia elementos concretos que justificassem o processo judicial contra o ex-prefeito.

Matuto recebeu 34 mil votos para deputado estadual em 2022, ficando na suplência. Em meio à campanha, assumiu a cadeira na Alepe devido à morte do deputado José Patriota (PSB). Caso saia derrotado na disputa pela prefeitura, será deputado estadual até 2026.

Ramos Santana (PSDB) foi vereador do Recife e deputado estadual. Mas desde 2014 ele só acumula derrotas em campanhas para deputado estadual (três vezes) e para prefeito do Paulista (duas vezes). Nunca havia chegado ao 2º turno e tinha votações decadentes neste período. Mas, no último dia 6 de outubro, aos 75 anos, Ramos teve a maior votação da sua vida: 74,1 mil votos (44,3% dos votos válidos em Paulista). Se somar mais 10 mil votos é provável que se eleja prefeito da 6ª maior cidade de Pernambuco.

Edição: Vinícius Sobreira