Pernambuco

DIREITOS HUMANOS

Agricultores LGBTs promovem encontro político online ‘pelo direito de ser e existir’

Encontro terá como fruto um coletivo de lutas LGBTs; link para participar deve ser solicitado ao STR do município

Brasil de Fato | Recife |
O evento é ponto de partida para a criação do “Coletivo Nacional LGBTQIAPN+” do sindicalismo rural - Ubira Machado/ FETAPE

Nesta quinta-feira (31), um seminário político online reúne camponeses e camponesas de Pernambuco que se identificam como gays, lésbicas, bissexuais e transgênero e que atuam nos Sindicatos Rurais (STRs) de seus respectivos municípios. Participam do evento agricultores de todo o país, defendendo o respeito e a ampliação da participação de pessoas LGBTs na luta sindical do campo.

Leia: Governo prepara política nacional voltada à população LGBTQIA+ para 2025

Brasil registra recorde de pessoas LGBT+ eleitas nas eleições municipais de 2024

Um dos convidados especiais é o jovem rural Erivan Hilário, que incorpora a drag queen Ruth Venceremos. A organização convoca todos os agricultores interessados a fortalecer a luta contra toda e qualquer forma de preconceito e violência no campo, na floresta e nas águas.

O evento é ponto de partida para a criação do “Coletivo Nacional LGBTQIAPN+” do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), ligado à Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag). O encontro é aberto a todos e quem quiser participar deve solicitar ao STR do seu município o link da plataforma Zoom.

Assista: Autoridade Climática do governo Lula tem a aprender com o Semiárido nordestino, avalia ambientalista

Edição: Vinícius Sobreira