Começa nesta quarta-feira (6) o Festival Rec’n Play, que se propõe a reunir tecnologia, inovação, criatividade, cultura e negócios. Totalmente gratuito, o evento segue até o sábado (9), levando mais de 50 apresentações culturais ao Recife Antigo - para adultos, crianças e adolescentes. A programação diurna conta com centenas de palestras, oficinas, workshops e rodas de conversas. Os interessados devem se inscrever online, pelo link (clique aqui).
A programação completa, com centenas de atrações, pode ser consultada aqui. O mapa do Rec’n Play pode ser acessado aqui.
O Brasil de Fato Pernambuco selecionou algumas atividades focadas em meio ambiente, incidência política, soluções urbanas, cultura periférica, produção cultural, educação e a relação de crianças e adolescentes com a tecnologia.
Destacamos a mesa Vozes Pretas e transformação social (na sexta-feira, dia 8), que contará com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT) e Renato Freitas (PT), deputado estadual do Paraná. Também destacamos encontros que debatem a inovação na cultura e na produção cultural, com destaques para o hip hop produzido nas periferias e as manifestações culturais carnavalescas.
Confira no post abaixo, passando para o lado, os destaques da programação de palestras, mesas de debates e oficinas feitos pela equipe do BdF.
As atrações musicais se apresentam em quatro palcos fixos, além do Som na Rural e do Pagode do Didi, que aparecem em menos dias na programação. O Som na Rural ficará na Praça do Arsenal e o Pagode do Didi ficará na Rua da Guia. Há ainda exposições de fotografia, arte urbana e apresentações artísticas diárias do Festival de Circo. Na publicação abaixo, passando para o lado, você confere a programação cultural completa do Rec'n Play Festival.
O palco Pernambuco Meu País (financiado pelo Governo do Estado) fica no gramado por trás do Centro de Artesanato, próximo ao Marco Zero. Destaques para Otto (nesta quarta, dia 6), Coco Raízes de Arcoverde, Mago de Tarso (ambos na quinta), Karynna Spinelli (sexta) e a Noite dos Tambores Silenciosos (sábado).
O palco Recife Cidade da Música (financiado pela Prefeitura do Recife) funcionará por apenas duas noites (quinta e sexta), próximo à Torre Malakoff, em frente à Praça do Arsenal. Destaques para Joyce Alane, Vanessa da Mata (ambas na quinta), Almério, Frejat (sexta).
O Palco Sesc fica no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua da Guia. Se apresenta, já nesta quarta (6), a banda Malícia Champion, liderada por Alexandre Urêa. O show é bancado pelo Sindicato dos trabalhadores de Processamento de Dados (Sindpd), que celebra seus 40 anos de luta em defesa dos profissionais de TI.
Também passam pelo Palco Sesc a banda Volver (quarta), Café Preto, Riáh, Felipe Costta (todos na quinta), Breggae, Eduarda Alves (na sexta) e os DJs Lobba e Zoe Beats (sábado).
O palco Jornada de MC’s estará na Rua do Bom Jesus, terá atividades ao longo de todos os dias de festival. Destaques para Mãe Beth de Oxum e Coco de Umbigada, DJ Branco (quinta), Slam das Minas, Karol de Souza (sexta), além de batalhas de break e de MCs.
O evento é realizado pelo Porto Digital, Sebrae Pernambuco e Ampla Comunicação, com patrocínio do Banco do Brasil e apoios do Sesc, Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco.
Edição: Vinícius Sobreira