Pernambuco

LEITURA

Recife recebe, nesta terça e quarta, o Festival Pernambucano de Literatura Negra

Este ano, o evento já passou por Petrolina, Garanhuns e agora chega à Livraria Jaqueira, na capital pernambucana

Recife (PE) |
Marta Souza, Fabiana Moraes, Jaqueline Fraga e Chiara Ramos são alguns nomes presentes no Festival de Literatura Negra - Divulgação

Nesta terça e quarta-feira (19 e 20), acontece o Festival Pernambucano de Literatura Negra, promovendo debates sobre negritude, jornalismo, livros, intelectualidade, sonhos, mercado de trabalho, sessões de autógrafo e saraus literário e musical. As escritoras negras terão mais destaque nesta edição. Todas as atividades são gratuitas e acontecem, em sua maioria, na Livraria Jaqueira, no Recife Antigo. Todas as mesas contarão com tradução em Libras.

A abertura oficial do evento acontece às 16h desta terça-feira (19), na Livraria Jaqueira, com uma mesa sobre a construção da identidade negra através da leitura, com Dayse Moura e mediação de Jarda Araújo. Às 17h há o lançamento do livro “Um Nordestino numa universidade alemã”, de Guilherme Araújo, seguido de uma sessão de autógrafos e o sorteio de livros. À noite, das 18h às 19h, a jornalista e professora universitária Fabiana Moraes é a convidada para falar sobre o olhar do jornalismo e da literatura sobre o cotidiano do povo brasileiro.

Leia também: Conheça 6 escritores e escritoras negras de Pernambuco

A única mulher negra eleita vereadora do Recife: um desafio de representatividade, resiliência e muita luta

Na quarta-feira (20), a agenda do festival tem início às 14h30, com a mesa “A Justiça é uma mulher negra”, com a procuradora federal e mestra em direito Chiara Ramos e mediação de Marta Souza. Às 15h30, uma mesa sobre os sonhos e narrativas das escritoras negras convida Inaldete Pinheiro e Odailta Alves, com mediação de Maria Cristina Tavares. Em seguida, às 16h30, a jornalista e escritora Jaqueline Fraga lança a 4ª edição do seu livro “Negra sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho”, com sessão de autógrafos e sorteio de livros.

A partir das 17h30 acontece um sarau literário com Anna Carolina Nogueira, Crislaine Venceslau, Joaninha Dias e Marcondes FH. A partir das 19h há um sarau musical com um pocket show da cantora Luana Tavares.

Na manhã da segunda-feira (18), a organizadora do evento já realizou atividades na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, no bairro da Macaxeira, onde falou sobre poesia e representatividade nos livros escolares. Na tarde desta terça (19), a partir das 13h, na Avenida Rio Branco, houve a distribuição gratuita de 30 mudas de plantas nativas da região Nordeste do Brasil.

O Festival Pernambucano de Literatura Negra é patrocinado pelo Banco do Nordeste (BNB) e é promovido com recursos públicos federais da Lei Paulo Gustavo, viabilizados pela Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife. Em 2024, o evento já passou por Petrolina, Garanhuns e agora chega à capital pernambucana, justamente na Livraria Jaqueira, onde aconteceu a 1ª edição do festival, em 2022.

Leia também: Lula sanciona lei que cria o Dia Nacional do Maracatu

Festival Pernambucano de Literatura Negra acontece em Petrolina

Edição: Vinícius Sobreira