Nesta terça e quarta-feira (26 e 27), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia o seminário “Desigualdades, lutas sociais e democracia no Sul global”. O encontro busca estimular o aprendizado sobre as formas de produção e reprodução das desigualdades de classe, raça e gênero e seus impactos na política e na educação no Brasil e noutros países do chamado “Sul global”, grupo de nações que não pertencem ao centro do capitalismo global.
O evento busca destacar a importância das lutas sociais dos grupos historicamente excluídos para a superação das desigualdades. O seminário acontece no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que fica no campus Recife. As inscrições para ouvintes ainda estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita pela plataforma Even3 (clique aqui). O seminário é promovido conjuntamente por três programas de pós-graduação da instituição, os programas de Direitos Humanos, Sociologia e Serviço Social.
Leia: Consciência Negra para derrubar a escala 6x1
Recife, Caruaru, Garanhuns e Petrolina têm manifestações pelo fim da escala 6x1, nesta sexta
Programação
Nesta terça (26), o seminário é aberto no anfiteatro do CCSA, com uma mesa de saudações, às 9h, seguida de uma palestra, das 10h às 12h, de Viviane Gonçalves sobre como se dá a interseccionalidade das lutas na prática. Gonçalves é doutora em Ciência Política e pesquisadora vinculada à Rede de Pesquisas em Feminismos e Políticas.
UPE diploma estudantes e servidores perseguidos pela ditadura militar
No turno da tarde, das 14h às 18h, cinco grupos de trabalho temáticos se reúnem para apresentações de suas pesquisas. Do Grupo 1 ao Grupo 5, eles debatem, respectivamente: desigualdades de gênero e sexualidade (sala B-5); relações étnico-raciais no Sul global (sala B-11); desigualdades sociais e o direito à cidade (no anfiteatro, na sala A-3 e na sala do Conselho do CAC); direitos, emergências e justiça climática (sala C-3); e desigualdades, lutas sociais e sistemas internacionais de Direitos Humanos (nas salas A-3, C-9 e pelo Google Meet). Na quarta-feira (27), os grupos de trabalho funcionam das 13h30 às 17h.
Antes, das 10h às 12h, no anfiteatro, Gênero, sexualidade, cultura e política é o tema do debate envolvendo o professor Benedito Medrado Dantas, vinculado ao departamento de Psicologia da UFPE e especialista em psicologia social; e a professora Vivian Matias, vinculada ao departamento de Serviço Social da UFPE e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Gêneros, Ciências e Culturas. A palestra de encerramento do seminário, das 17h às 19h, é comandada por Pieter de Vries, dos Países Baixos, abordando o crescimento dos debates em torno dos “Direitos da Natureza” e a relação com os Direitos Humanos.
Leia também: Precisamos debater o nosso futuro urbano
Edição: Vinícius Sobreira