Na última quinta-feira (19), a Prefeitura do Recife lançou uma versão digital da Caderneta da Criança, documento físico emitido pelo Governo Federal, com informações sobre vacinas, acompanhamento de saúde e desenvolvimento da criança do nascimento aos 9 anos de idade. A Caderneta da Criança do Recife ficará disponível no aplicativo Conecta Recife, app de serviços vinculados ao Executivo municipal.
A gestão promete que o sistema vai facilitar o acesso dos pais e responsáveis a informações relativas aos pequenos, com uma Inteligência Artificial integrada e disponível para, a partir dos dados da Caderneta da Criança responder às dúvidas enviadas pelos usuários. Perguntas sobre peso, altura, vacinas necessárias e desenvolvimento da fala são alguns exemplos de questões que, segundo a gestão, serão respondidas pelo sistema.
Leia: No Recife, audiência pública debate realização de atividades religiosas em escolas estaduais
A promessa é de também integrar outras bases de dados vinculadas às secretarias da prefeitura, como as secretarias de Educação e Assistência Social, além de dados do CadÚnico, facilitando a troca de informações entre o poder público e a família. “É importante integrar as políticas públicas. Juntar a educação, a saúde, a assistência, de forma prática e efetiva”, disse o prefeito João Campos.
As informações serão enviadas pelo Conecta Recife através de “pílulas”. Um exemplo são os benefícios sociais aos quais aquela família tem direito. Caso as informações da Prefeitura indiquem que a família tem direito a um determinado programa social, mas que não está sendo acessado, será enviada uma mensagem ao usuário sugerindo se dirigir ao CadÚnico Recife, para atualizar seu cadastro e solicitar o referido benefício.
A Caderneta da Criança (veja aqui) traz informações de amamentação, alimentação saudável para bebês e crianças, saúde bucal, detecção de alterações na visão, audição e desenvolvimento, estímulo ao desenvolvimento, prevenção de acidentes, proteção contra violências e direitos das crianças. O documento também traz informações para gestantes e sobre acompanhamento pré-natal.
Leia também: Semana do Doador: Hemope convoca população a doar sangue para hemocentro público
Edição: Vinícius Sobreira