diversidade

No Rio de Janeiro, seminário LGBTQIA+ de Fé promove diálogo inter-religioso contra fundamentalismos

Políticos, ativistas e representantes de onze tradições religiosas participam da programação até quarta-feira (5)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Brasil registrou 291 mortes violentas de pessoas LGBT+ ano passado - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta terça-feira (4), começa no Rio de Janeiro o primeiro Seminário Nacional LGBTQIA+ de Fé. O evento vai até amanhã (5) na Biblioteca Parque Estadual, no centro da cidade, com diálogos inter-religiosos contra o fundamentalismo. Políticos, ativistas e representantes de onze tradições religiosas participam da programação.

Temas como terapia de reversão, enfrentamento aos fundamentalismos e diversidade sexual e de gênero serão debatidos em grupos de trabalho. O objetivo é elaborar um documento que será apresentado no final do seminário, destinado principalmente a políticos, para incentivar políticas públicas em defesa da população LGBT carioca.

Um ato ecumênico contra a intolerância será celebrado a partir das 9h com o Pai Rodney de Oxóssi, além de representantes do Budismo, Santo Daime, Islamismo, entre outras religiões. 

Também estão confirmadas contribuições do pastor e deputado federal Henrique Vieira, da deputada estadual Dani Balbi e da vereadora Monica Benício, do Psol no Rio de Janeiro. 

O Seminário Nacional LGBTQIA+ de Fé é organizado pelo Fundo Positivo, sob a curadoria da teóloga queer Ana Ester e da pesquisadora Giovanna Sarto. "O seminário acontece no contexto no qual se espera que as religiões ofereçam contranarrativas à escalada reacionária que assola tanto o Norte quanto o Sul global”, destaca a reverenda Ester.

Confira a programação:

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita