Nesta quinta-feira (6), o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto produziu 300 marmitas para famílias atingidas pelas chuvas nos bairros do Jiquiá e Ibura, nas zonas oeste e sul do Recife. A ação batizada de Cozinha Solidária de Emergência é uma iniciativa nacional do movimento para atender famílias vítimas de calamidades climáticas.
Jô Cavalcanti (Psol), vereadora do Recife e liderança nacional do MTST, destacou o compromisso do movimento com a população mais vulnerável. “Em um momento difícil no Recife, a solidariedade sem-teto se faz presente. Esse projeto reforça o compromisso do MTST com quem mais precisa”, avaliou ela, citando ainda a missão das cozinhas de fortalecer a segurança alimentar da população.
Desde 2021, os Sem-Teto possuem uma cozinha solidária no bairro da Torre, zona oeste, distribuindo semanalmente refeições gratuitas para a população em situação de insegurança alimentar. A distribuição de marmitas no Ibura contou com a parceria do Centro Mário de Andrade. “A Cozinha de Emergência surge para atender a necessidade do povo em momentos críticos. Nos colocamos à disposição para organizar a luta e levar solidariedade onde o Estado não chega”, disse Vitória Genuíno, coordenadora nacional do MTST.
Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto distribuiu marmitas em comunidades atingidas pelas chuvas, no Recife / Comunicação MTST
Edição: Vinícius Sobreira