Em 2025, oficialmente o Carnaval acontece do sábado (1º de março) à quarta de cinzas (dia 5), mas nas três semanas anteriores à festa o Recife terá, quase que diariamente, pequenos eventos de “prévias” carnavalescas, com ensaios de maracatus, caboclinhos e outros brinquedos populares, além de shows gratuitos para todos os gostos.
Nesta quinta-feira (6), a partir das 17h, acontece o encontro de baques de caboclinhos e índios, evento aberto ao público, no Pátio de São Pedro, centro do Recife. No mesmo horário tem ensaio do Maracatu Estrela Brilhante, na sede da agremiação, no bairro do Alto José do Pinho, zona norte do Recife.
Leia: Abertas as inscrições para o Salão de Fotografia do Recife, que pagará R$ 5 mil em prêmios
Patrimônio Cultural do Recife, Som na Rural completa 15 anos sem patrocínios e com 2025 incerto
Mais tarde, às 20h, o Teatro do Parque sedia a primeira eliminatória do Concurso de Rei e Rainha do Carnaval - a final do concurso acontece na noite do dia 14, uma sexta-feira, a partir das 20h, no Pátio de São Pedro. Na segunda-feira (3) já houve ensaio do Cambinda Estrela, na Campina do Barreto.
Na sexta (7) ainda tem ensaio de nações de maracatu na Rua da Moeda (Recife Antigo) e um cortejo de passistas de frevo, o “Entardecer dos Passistas”, saindo da Avenida Rio Branco (Recife Antigo) até o Pátio de São Pedro (bairro de Santo Antônio). O Pátio de São Pedro terá o “Acerto de Marcha” dos blocos líricos na sexta (7), sábado (8), além dos concursos de porta estandarte, porta bandeira, mestre sala e porta flabelo, no domingo (9).
Leia também: Lula sanciona lei que cria o Dia Nacional do Maracatu
Artistas circenses das periferias do Recife se apresentam em São Paulo
O Cais da Alfândega também terá os shows dos eventos Cena Peixinhos (quarta dia 19), Festival Hip Hop (na quinta 20), o Festival Pré-Amp (na sexta e sábado, 21 e 22) e Festival Pré no Reggae (domingo 23). Merecem destaques ainda para a Terça Negra, nas noites das terças 11 e 18, a partir das 18h, no Pátio de São Pedro; o Palco Frei Caneca, na Praça do Arsenal (domingo 23); e o 59º Baile Municipaldo Recife, no Classic Hall (sábado dia 22).
As atividades passam pela Bomba do Hemetério, Mangabeira, Chã de Alegria, Pina, Rua da Aurora, Coque, Ibura e Marco Zero. E no dia 26 de fevereiro, uma quarta-feira, a Ponte Duarte Coelho será interditada para a montagem do maior ícone do Carnaval do Recife, o Galo da Madrugada. No dia seguinte (27) começa a programação oficial de shows no Marco Zero e também em Olinda.
Confira a programação completa:
Edição: Vinícius Sobreira