Pernambuco

CULTURA E LAZER

Em noite de Terça Negra, rapper Bione faz show gratuito no Pátio de São Pedro

Evento na noite deste dia 11 integra a programação de prévias carnavalescas promovida pela Prefeitura do Recife

Recife (PE) |
"Eu sou a primeira mulher de Pernambuco a lançar um visual e isso para mim é uma honra", conta Bione. - Foto: André Sidarta

Na noite desta terça-feira (11), o Pátio de São Pedro recebe edição especial da tradicional Terça Negra. O evento desta noite terá cinco shows, sendo o principal deles o da premiada rapper Bione, que sobe ao palco às 22h. A Secretaria de Cultura do Recife está promovendo a Terça Negra de hoje (11) e dos próximos dias 18 e 25, nas semanas que antecedem o Carnaval. O Pátio de São Pedro fica no bairro de Santo Antônio, centro do Recife.

Leia: Recife tem calendário de prévias gratuitas espalhadas pela cidade

Abertas as inscrições para o Salão de Fotografia do Recife, que pagará R$ 5 mil em prêmios

Artistas circenses das periferias do Recife se apresentam em São Paulo

Hoje o palco é inaugurado às 19h, com apresentação do Maracatu Leão da Campina, do Ibura. Eles são seguidos da banda Griyô (às 20h) e do grupo Lamento Negro, de Peixinhos (Olinda), com seu maracatu, coco e samba reggae. Às 22h, sobe ao palco a rapper Bione, tocando sucessos como Deixa as garota brincar, Não me peita, Sai da frente e Tiração gera tiração. Quem fecha a noite é o Afoxé Ogbon Obá, do bairro de Água Fria.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Bione (@b.i.o.n.e)

A Terça Negra é um encontro de cultura preta promovido pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e parceiros. Realizadas há 25 anos, as noites de Terça Negra já levaram ao Pátio de São Pedro mais de 300 grupos de cultura, entre afoxés, maracatus, grupos de samba, hip hop, coco, bandas de samba reggae e mangue beat. Quando começou, havia apenas cinco grupos de afoxés no Recife - hoje são mais de trinta. A Terça Negra é tema de livro lançado em 2019.

Prévias - Em 2025, oficialmente o Carnaval acontece do sábado (1º de março) à quarta de cinzas (dia 5), mas nas três semanas anteriores à festa o Recife terá, quase que diariamente, pequenos eventos de “prévias” carnavalescas, com ensaios de maracatus, caboclinhos e outros brinquedos populares, além de shows gratuitos para todos os gostos.

O Cais da Alfândega também terá os shows dos eventos Cena Peixinhos (quarta dia 19), Festival Hip Hop (na quinta 20), o Festival Pré-Amp (na sexta e sábado, 21 e 22) e Festival Pré no Reggae (domingo 23). Merecem destaques ainda para a Terça Negra, nas noites das terças 11, 18 e 25, a partir das 18h, no Pátio de São Pedro; o Palco Frei Caneca, na Praça do Arsenal (domingo 23); e o 59º Baile Municipal do Recife, no Classic Hall (sábado dia 22).

Edição: Vinícius Sobreira