copa do mundo

'Emília Perez' vence 'Ainda Estou Aqui' na categoria de melhor filme internacional na premiação inglesa Bafta

Os dois longa estão disputando mesmas categorias em diversas competições, entre elas o Oscar, que será em 2 de março

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Karla Sofía Gascón protagoniza filme francês - Reprodução/Emilia Perez

A premiação inglesa de cinema Bafta escolheu Emilia Perez como melhor longa internacional, desbancando Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. O longa francês protagonizado por Karla Sofía Gascó superou também Tudo Que Imaginamos Como Luz (Índia), Kneecap (Irlanda) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).

A premiação acontece duas semanas antes do Oscar, quando mais uma vez Emília Perez e Ainda Estou Aqui vão disputar categorias em comum. Os dois longas estão concorrendo em Melhor Atriz e Melhor Filme Estrangeiro. Além disso, ambas produções estão indicadas a Melhor Filme. 

Fernanda Torres, que protagoniza Ainda Estou Aqui, esteve na premiação do Bafta neste final de semana e chamou a atenção ao posar para fotos ao lado da Pamela Anderson, que também concorreu ao Globo de Ouro de melhor atriz, mas perdeu para a atriz brasileira. A atriz brasileira também posou para fotos com Demi Moore na festa pré-Bafta, neste sábado (15).

O filme de Walter Salles veio de uma importante conquista na semana passada. O longa venceu o Goya, principal premiação do cinema espanhol, levando o troféu de Melhor Filme Ibero-americano.

Em janeiro, a atriz Fernanda Torres já havia sido premiada com o Globo de Ouro, em Los Angeles, de melhor atriz na categoria Drama pela atuação em Ainda Estou Aqui. Esta foi a primeira vez que a premiação foi entregue a uma brasileira.

Neste final de semana, o filme bateu cinco milhões nas bilheterias nacionais. 

O drama brasileiro é baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história de sua mãe, a advogada e ativista pelos direitos humanos Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. O papel de Eunice Paiva, falecida em 2018, foi interpretado por Fernanda Torres.

Edição: Thalita Pires